Pré-aqueça o forno a 180 graus Celsius.
Em uma panela média, coloque a abóbora com um terço de xícara de chá de água e leve ao fogo médio. Quando começar a ferver, tampe a panela, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos ou até a abóbora ficar macia – assim ela cozinha sem ficar aguada.
Transfira a abóbora cozida para uma tigela grande e amasse bem com um garfo (ou amassador de batatas), até formar um purê liso, e deixe amornar – ele não pode estar muito quente ao ser misturado aos ovos. Enquanto isso, aproveite para pré-assar a massa.
Corte um círculo de papel-manteiga um pouco maior que a forma, coloque sobre a massa e preencha o fundo com grãos de feijão cru – eles servem de peso e evitam que a massa infle e rache ao assar.
Leve a base da torta ao forno para assar por 25 minutos ou até as bordas começarem a dourar. Retire os feijões e o papel e volte a massa para o forno por mais 10 minutos, até que o fundo doure levemente e perca o aspecto de cru.
Assim que o purê de abóbora estiver morno, junte as especiarias, o açúcar e misture bem com uma espátula de silicone.
Em uma tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para um prato fundo – se um estiver estragado, você não perde a receita.
Bata os ovos com um garfo apenas para misturar as claras com as gemas. Junte os ovos batidos ao purê de abóbora, acrescente o creme de leite e misture bem com um batedor de arame até ficar liso, mas sem incorporar ar.
Retire a base da torta do forno e preencha com o recheio de abóbora. Volte a fôrma ao forno para assar por 30 minutos ou até as bordas do recheio inflarem e ficarem firmes, mas o centro ainda estiver cremoso e brilhante. Atenção se assar demais, a torta vai rachar e perder a textura cremosa.
Retire a torta do forno e deixe esfriar completamente em temperatura ambiente antes de desenformar e servir. Sirva com sorvete, merengue ou creme batido.