Em uma batedeira, coloque o açúcar, as gemas dos ovos e a manteiga.
Bata os ingredientes até obter uma mistura homogênea e cremosa. Esse processo é importante para incorporar ar na massa, o que resultará em um bolo mais leve.
Após a mistura estar homogênea, adicione o leite de coco e continue batendo até que todos os ingredientes estejam bem incorporados. O leite de coco vai conferir uma textura úmida e um sabor suave ao bolo.
Em outra tigela, peneire a farinha de trigo, o fermento e o chocolate em pó. Peneirar os ingredientes secos ajuda a evitar grumos e a deixar a massa mais aerada.
No liquidificador, bata as ameixas sem caroço até obter uma pasta. Se necessário, adicione um pouco de água para facilitar o processo.
Adicione a mistura de farinha e o purê de ameixa à tigela com a massa líquida. Mexa delicadamente com uma espátula até que a massa esteja homogênea.
Em uma batedeira limpa, bata as claras até que fiquem em ponto de neve, formando picos firmes. As claras em neve ajudam a dar leveza à massa do bolo.
Incorpore as claras em neve à massa do bolo, mexendo delicadamente de baixo para cima para não perder o ar incorporado nas claras. Isso garantirá que o bolo fique fofo e aerado.
Unte e enfarinhe uma forma grande. Despeje a massa na forma, espalhando-a uniformemente.
Preaqueça o forno a 180 graus Celsius. Coloque a forma no forno e asse por aproximadamente 60 minutos. O tempo de cozimento pode variar de acordo com o forno, então é importante fazer o teste do palito: insira um palito no centro do bolo; se ele sair limpo, o bolo está pronto.
Após retirar o bolo do forno, deixe-o esfriar na forma por alguns minutos antes de desenformar. Isso ajuda a evitar que o bolo se quebre.