A seriguela, também conhecida por vários outros nomes, é uma árvore típica do Nordeste brasileiro, originária do México e da América Central, que se adaptou facilmente ao clima brasileiro do cerrado e da caatinga, embora infelizmente não seja uma fruta muito explorada comercialmente, o Ceará é o maior produtor de seriguela do país, a colheita ocorre entre dezembro e janeiro, adicionando uma opção a mais para a variedade de frutas amarelas disponíveis no verão.
A polpa da seriguela é fina, com cerca de 3mm de espessura, envolvendo um caroço gordo, para aproveitar ao máximo a fruta, basta apertar as frutas maduras sobre uma peneira até que toda a polpa saia, depois, basta adicionar um pouco de água ao bagaço e peneirar novamente.
O sabor da seriguela é muito parecido com o do cajá, mas a fruta é extremamente doce e é consumida em sucos, geleias, doces e sorvetes, neste verão, sugerimos experimentar a seriguela em um gelinho refrescante, a fruta madura é rica em amido, o que é perceptível na boca e na instabilidade do suco, além de apresentar alto teor de pectina, é uma ótima fonte de vitamina C, A e B, carboidratos, cálcio, ferro e fósforo, e é muito eficaz contra a anemia.
Além disso, a seriguela é utilizada no preparo de bebidas fermentadas, vinhos e bebidas geladas, e é apreciada no Nordeste brasileiro como um “tira-gosto” após a ingestão de bebidas alcoólicas, em resumo, a seriguela é uma fruta saborosa, nutritiva e versátil que vale a pena experimentar em diferentes preparações.
Referências
DI STASI, J. C.; HIMURA-LIMA, C. A. Plantas Medicinais na Amazônia e na Mata Atlântica. 2. ed. São Paulo: Editora UNESP, 2002.604p.
EMBRAPA AGROINDUSTRIA TROPICAL. Geração de Técnicas de Conservação Pós- Colheita para Valorização do Cultivo de Cajá e Ciriguela no Estado do Ceará. Relatório Técnico Final de Projeto. Fortaleza, Ceará, 2001.
FILGUEIRAS, H. A. C.; MOURA, C. F. H.; ALVES, R. E. Seriguela (Spondias purpurea L.). In: DONADIO, L. C. (ed.). Caracterização de frutas nativas da América Latina. Jaboticabal: Funep, 2000. Cap. 7, p. 27
MARTINS, S.T.; MELO, B. Spondias (cajá e outras). Disponível em: http://www.fruticultura.iciag.ufu.br/caja.html Acesso em 14 de janeiro de 2015.
SILVA E LIMA, Isabel. Seriguela: propriedades físico-químicas. UFRJ, 2009.
Sou Berenice, apaixonada pela confeitaria e trabalho com isso desde os 11 anos. Ao longo dos anos, aperfeiçoei minhas técnicas e me tornei muito boa no que faço. Esse espaço online é meu caderno de receitas pessoal aberto ao mundo, onde disponibilizo tudo que sei para aqueles que buscam aprender e se deliciar com a arte da confeitaria. Seja bem-vindo ao meu doce universo!