- Rendimento: 5 porções
Tempo de preparo: rápido
Validade: 3 dias - Dificuldade: I
Ingredientes
- 1 xícara de farinha de trigo.
- 1/2 xícara de fubá.
- 1/3 xícara de açúcar granulado.
- 1 1/2 colheres de chá de fermento em pó.
- 1/4 colher de chá de bicarbonato de sódio.
- 1/4 colher de chá de sal.
- 6 colheres de sopa de manteiga gelada.
- Banana 1/2.
- 1/3 xícara de castanhas picadas.
- 2 a 3 colheres de chá de casca de laranja ralada.
- 1/2 xícara de leitelho.
- 1 colher de sopa de suco de laranja.
- 2 colheres de chá de açúcar granulado.
Confecção
- Aqueça o forno a 200 C, unte levemente e enfarinhe uma assadeira.
- Em um processador de alimentos ou tigela grande, misture a farinha, fubá, 1/3 de xícara de açúcar, fermento em pó, refrigerante e sal, se estiver usando o processador de alimentos, pulse algumas vezes para combinar.
- Corte a manteiga em pedaços e adicione aos ingredientes secos, pulso até que a mistura seja como uma refeição grossa, alternativamente, isto pode ser feito cortando a manteiga nos ingredientes secos com um misturador de massa.
- Se estiver usando o processador, transfira a mistura tipo refeição para uma tigela grande, mexer banana, nozes picadas e raspas de laranja, com um garfo, misture no leitelho apenas até que os ingredientes secos estejam umedecidos.
- Com os dedos enfarinhados, bata a massa em uma assadeira untada com seis fatias ou enfarinhada em uma superfície levemente enfarinhada e corte em 6 fatias iguais, coloque em uma assadeira untada.
- Com os dedos ou um pincel de pastelaria, pincele com suco de laranja apenas para umedecer os topos.
- Polvilhe com o açúcar.
- Asse por cerca de 15 minutos, ou até dourar.
Curiosidades
Os Scones são uma iguaria de padaria feita com trigo ou aveia e fermento em pó, que são assados no forno em bandejas, eles são levemente adocicados e, ocasionalmente, revestidos com ovo batido, se distinguem dos bolos de chá e outros tipos de doces que são feitos com fermento, na verdade, eram tradicionalmente redondos e planos, com tamanho semelhante a um prato médio, eles eram cozidos em uma chapa e, em seguida, cortados em seções triangulares para servir, o grande bolo redondo poderia ser chamado de bannock, as palavras “scone” e “bannock” são frequentemente usadas de forma intercambiável na Escócia.
Quando o fermento em pó ficou disponível ao público em geral, eles exigiram a assumir a forma cozida e bem fermentada que conhecemos hoje, os scones modernos podem ser encontrados em padarias, mercearias e supermercados britânicos, um relatório de mercado de 2005 estimou que o mercado de scones no Reino Unido valia 64 milhões de libras, mostrando um aumento de 9% em relação aos cinco anos anteriores.
Os scones comerciais geralmente têm formato redondo, embora algumas marcas tenham formato hexagonal para eficiência de espaço, quando preparados em casa, podem assumir várias formas, incluindo triângulos, redondos e quadrados, são uma especialidade escocesa, comum no Reino Unido e em países influenciados pelos britânicos, como os Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e Irlanda, são caracterizados por serem leves, macios por dentro e crocantes por fora, perfeitos para acompanhar uma chávena de chá perfumado, eles podem ser doces ou salgados, dependendo da receita, e podem ser servidos simples ou com recheios deliciosos, como figos secos, passas, frutas cristalizadas, chocolate, coco, amêndoas, queijo, marmelada, manteiga e muito mais, são uma delícia versátil que pode ser saboreada em qualquer lugar do mundo.
Sou Berenice, apaixonada pela confeitaria e trabalho com isso desde os 11 anos. Ao longo dos anos, aperfeiçoei minhas técnicas e me tornei muito boa no que faço. Esse espaço online é meu caderno de receitas pessoal aberto ao mundo, onde disponibilizo tudo que sei para aqueles que buscam aprender e se deliciar com a arte da confeitaria. Seja bem-vindo ao meu doce universo!