Este merengue de morango é simplesmente maravilhoso, é a sobremesa perfeita para fazer em um almoço de família ou jantar com amigos, fica lindo e é super fácil de fazer.
Rendimento: 16 unidades
Tempo de preparo: 48 min
Validade: 3 dias
Dificuldade: I
Ingredientes
- 1 kilo de morangos
- 150 gramas de suspiros
Para o Creme Belga
- 500 ml de leite
- 2 colheres de sopa de amido de milho
- 1 lata de leite condensado
- 3 gemas
- 1 colher de chá de extrato de baunilha
Para o Chantilly
- 500 ml de creme de leite fresco
- ⅔ xícara de chá de açúcar de confeiteiro (80g)
Instruções
Para os morangos
- Fatie morangos suficientes para colocar em volta da taça/tigela (veja a foto 2 na seção “como montar merengue de morango”, para referência) e deixe alguns inteiros para usar na decoração, reserve-os cobertos na geladeira, pique o restante dos morangos e coloque-os em uma peneira, com uma tigela embaixo para conter o líquido que vai ser liberado, cubra e reserve na geladeira até a hora de montar.
Para o creme Belga
- Em uma panela média, com o fogo desligado, acrescente o leite, o amido de milho, o leite condensado e misture bem após cada adição, peneire as gemas e misture bem com os demais ingredientes da panela.
- Ligue o fogo médio e cozinhe até ferver, mexendo sempre com um batedor de arames, deixe ferver por aproximadamente 30 segundos, mexendo constantemente (você irá perceber que começará a ficar com consistência de mingau) e desligue o fogo, adicione a baunilha e misture por mais alguns segundos, transfira o creme para uma tigela e cubra com filme plástico, tocando toda a superfície do creme, espere esfriar um pouco e leve à geladeira para esfriar completamente.
Para o chantilly
- Na batedeira, misture o açúcar de confeiteiro e o creme de leite, começando na velocidade baixa e aumentando gradativamente até a velocidade alta, bata até formar picos firmes, para saber se está no ponto certo segure o batedor para cima, se o pico mantém a forma e não cai, ele está firme, não bata por muito tempo depois desse ponto, ou seu chantilly pode começar a virar manteiga.
Para montar o merengue
- Dentro de uma taça, tigela ou refratário, faça uma camada usando metade do creme.
- Coloque os morangos fatiados contra as paredes da taça e depois preencha o centro com metade dos morangos picados (escorra-os bem primeiro).
- Reserve alguns suspiros inteiros para decoração, quebre o restante em pedaços grandes e espalhe metade da quantia sobre os morangos.
- Por cima dos suspiros faça uma camada com metade do chantilly.
- Repita todas as camadas mais uma vez, finalizando com a camada de chantilly e decore como desejar.
Notas
- Peneirar as gemas ajuda a prevenir o odor de ovo no creme.
- Use creme de leite fresco bem gelado, você também pode colocar a tigela e os batedores no congelador por cerca de 10 minutos, quanto mais gelado, mais rápido o creme de leite emulsifica e por mais tempo ele permanece emulsificado.
- Drene bem os morangos antes de colocar na receita, para que o líquido não amoleça muito o creme Belga.
DICAS PARA O SEU MERENGUE DE MORANGO FICAR DELICIOS
- Utilize o creme de leite ou creme para fazer chantilly, bem gelado. Você também pode colocar a tigela de metal e os batedores no congelador por cerca de 10 minutos, quando tudo está bem gelado, o creme de leite emulsifica mais rápido e permanece emulsificado por mais tempo.
- Também sugiro usar açúcar de confeiteiro ao invés de açúcar granulado, porque a pequena quantidade de amido presente no açúcar de confeiteiro ajuda a estabilizar o chantilly.
- Peneire as gemas para evitar cheiro de ovo no creme e mexa constantemente com um fuê (batedor de arames) para evitar gruminhos.
- Se mesmo assim ele empelotar, passe o creme por uma peneira depois de pronto.
Sou Berenice, apaixonada pela confeitaria e trabalho com isso desde os 11 anos. Ao longo dos anos, aperfeiçoei minhas técnicas e me tornei muito boa no que faço. Esse espaço online é meu caderno de receitas pessoal aberto ao mundo, onde disponibilizo tudo que sei para aqueles que buscam aprender e se deliciar com a arte da confeitaria. Seja bem-vindo ao meu doce universo!