O croissant de chocolate é uma variação muito bem vinda da tradicional massa Francesa, cai muito bem com um café com leite no café da manhã. Caso queira ver a versão tradicional é só clicar aqui. Veja como é fazer esse ‘pãozinho’ francês modificado.
Croissant de chocolate
Equipamento
- Tigela
- Forma
- Forno
- Rolo de massa
Ingredientes
- 500 g farinha de trigo
- 250 ml leite morno
- 10 g sal
- 50 g açúcar
- 20 g fermento biológico fresco
- 250 g manteiga para folhar
- 1 ovo para pincelar
- barras de chocolate ao leite ou meio amargo
Instruções
Preparo da massa:
- Em uma tigela grande, dissolva o fermento no leite morno. Adicione o açúcar, o sal e metade da farinha. Misture até homogeneizar.
- Gradualmente, adicione o restante da farinha até que a massa comece a se formar. Transfira para uma superfície enfarinhada e sove até que a massa esteja lisa e elástica. Cubra e deixe descansar por 1 hora.
Incorporando a manteiga:
- Abra a massa em um retângulo grande sobre uma superfície enfarinhada. Distribua pedaços de manteiga gelada sobre 2/3 da superfície da massa.
- Dobre como um envelope, primeiro o terço sem manteiga e depois o terço oposto. Gire a massa 90 graus e abra novamente em um retângulo. Repita esse processo de dobrar e girar mais duas vezes.
- Envolva a massa em plástico filme e leve à geladeira por 20 minutos entre cada dobra.
Formatando os croissants:
- Após o último resfriamento, abra a massa até que esteja com cerca de 5 mm de espessura. Corte em triângulos com base de cerca de 12 cm.
- Coloque uma pequena barra de chocolate na base de cada triângulo e enrole até a ponta, formando o croissant.
Assando
- Coloque os croissants em uma assadeira forrada com papel manteiga. Pincele com o ovo batido. Deixe descansar por 1 hora ou até dobrarem de tamanho.
- Asse em forno pré-aquecido a 200°C por 15-20 minutos ou até dourarem.
Dicas
- Busque usar chocolate de boa qualidade
- A massa fica melhor de cortar quando está fria.
- Adicione gotas de chocolate à massa durante a última dobra para um sabor extra.
- Caso sobre algum croissant para o dia seguinte, você pode aquecê-lo no forno para recuperar a crocância.
Essa adição do chocolate no croissant deu um toque mais agradável à massa, ainda mais se a mesma for feta com gotas de chocolate. QUando comemos ainda quentinho é a melhor coisa, mas lembro, caso sobre para o dia seguinte e você queira que ele volte com a croocância é só deixar alguns minutinhos no forno.
Sou Berenice, apaixonada pela confeitaria e trabalho com isso desde os 11 anos. Ao longo dos anos, aperfeiçoei minhas técnicas e me tornei muito boa no que faço. Esse espaço online é meu caderno de receitas pessoal aberto ao mundo, onde disponibilizo tudo que sei para aqueles que buscam aprender e se deliciar com a arte da confeitaria. Seja bem-vindo ao meu doce universo!