Matcha é um tipo de chá verde bem especial que vem em forma de pó. Esse chá é famoso no Japão e é conhecido por ser muito bom para a saúde. Além de beber, dá para usar o matcha para fazer um monte de doce gostoso, inclusive cupcakes! Imagina só: cupcakes verdinhos, cheios de sabor e ainda por cima saudáveis. Neste texto, vamos te mostrar como fazer cupcakes de matcha que são fáceis e deliciosos. Eles são perfeitos para impressionar os amigos ou para se dar um agrado. Vem com a gente aprender essa receita que mistura sabor, saúde e muita diversão!
Receita de Cupcake de Matcha
Ingredientes
- 1 xícara de farinha de trigo
- 3/4 xícara de açúcar
- 1 colher de sopa de matcha (chá verde em pó)
- 1/2 colher de chá de fermento em pó
- 1/4 colher de chá de sal
- 1/2 xícara de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
- 2 ovos grandes
- 1/2 xícara de leite
Instruções
- Preparar o forno: Aqueça o forno a 180°C e coloque forminhas de papel numa forma de cupcake.
- Misturar os secos: Em uma tigela grande, misture a farinha, o açúcar, o matcha, o fermento e o sal.
- Bater a manteiga e os ovos: Na batedeira, bata a manteiga até ficar fofinha. Adicione os ovos, um de cada vez, batendo bem após cada adição.
- Adicionar os secos e o leite: Alterne adicionando a mistura de ingredientes secos e o leite à mistura de manteiga, começando e terminando com os secos. Misture até ficar homogêneo.
- Assar: Divida a massa entre as forminhas, enchendo cada uma até cerca de 3/4. Asse por 20-25 minutos ou até que um palito saia limpo. Deixe esfriar.
Dicas e truques
- Use matcha de boa qualidade para um sabor e cor mais intensos.
- Não misture demais a massa para os cupcakes ficarem fofinhos.
Sou Berenice, apaixonada pela confeitaria e trabalho com isso desde os 11 anos. Ao longo dos anos, aperfeiçoei minhas técnicas e me tornei muito boa no que faço. Esse espaço online é meu caderno de receitas pessoal aberto ao mundo, onde disponibilizo tudo que sei para aqueles que buscam aprender e se deliciar com a arte da confeitaria. Seja bem-vindo ao meu doce universo!