Esse creme amarelinho e sedoso é um dos clássicos da confeitaria. Não só é um excelente acompanhamento de sobremesas como ele é a base dos sorvetes feitos pelo método francês, o creme inglês é uma paixão que não tem volta, depois de experimentá-lo pela primeira vez, você sempre vai querer mais! Esse molho doce é uma delícia quando servido com sagu, rabanada, bolos ou até mesmo para comer de colherada, no entanto, é importante prestar atenção às temperaturas para garantir o sucesso do creme inglês.
- Serve: 10 porções
Rendimento: 650mL
Tempo de preparo: rápido
Validade: 5 dias na geladeira
Ingredientes
1 xícara (chá) + 2 colheres (chá) / 250ml leite integral
1 xícara (chá) + 2 colheres (chá) / 250ml creme de leite fresco
½ xícara (chá) / 100g açúcar
5 unidades / 100g gemas
½ fava de baunilha (só as sementes)
Modo de preparo
- Deixe preparado uma tigela com gelo para esfriar o creme e interromper o cozimento quando este ficar pronto.
- Junte o leite, o creme de leite e a baunilha numa panela e leve ao fogo para aquecer.
- Enquanto isso bata as gemas com o açúcar, com o auxílio de um fouet, saiba mais em “Fouet”, até que fique levemente espesso e esbranquiçado.
- Quando a mistura de leite ferver, derrame um pouco da mistura quente sobre o creme de gemas- isso se chama “temperagem das gemas “ e evita que as gemas cozinhem se o calor for jogado todo de uma vez.
- Vá mexendo com o fouet e acrescentando aos poucos o leite quente.
- Volte tudo para a panela e agora leve novamente ao fogo, mas em banho Maria, saiba mais em “Banho Maria”.
- Mexa até que a mistura atinja 80 graus, ou quando a mistura atingir o ponto nappé (quando cobrir homogeneamente as costas de uma colher de modo que se você passar o dedo no meio da colher o creme não escorre).
- Retire o creme do fogo, transfira para uma outra tigela e ponha a tigela com o creme sobre a tigela com o gelo. Cubra com papel filme em contato (para não formar película) e deixe chegar a temperatura ambiente.
- Guarde em geladeira por até 5 dias.
Não só é um excelente acompanhamento de sobremesas, como pode ser a estrela do prato como na sobremesa ilê flottante (onde merengues cozidos no leite são servidos num “baldinho” de creme inglês). Servido com frutas, comido a colheradas num ataque a la Nigella de madrugada, esse creme é uma delícia!!!
Sou Berenice, apaixonada pela confeitaria e trabalho com isso desde os 11 anos. Ao longo dos anos, aperfeiçoei minhas técnicas e me tornei muito boa no que faço. Esse espaço online é meu caderno de receitas pessoal aberto ao mundo, onde disponibilizo tudo que sei para aqueles que buscam aprender e se deliciar com a arte da confeitaria. Seja bem-vindo ao meu doce universo!