Já pensou em fazer coxinhas sem a massa tradicional? Esta versão inovadora usa o próprio frango como “massa”, resultando em um petisco ainda mais saboroso e com menos carboidratos. Perfeita para quem está de olho na alimentação mas não abre mão de um bom salgadinho. Bora aprender essa receita que é pura criatividade?
Coxinha Sem Massa
Equipamento
- Panela
- Tigela
- Escumadeira
- Panela Funda ou Fritadeira
Ingredientes
- 500 g peito de frango
- 1 ovo
- ¼ xícara (chá) farinha de rosca
- 2 dentes de alho amassados
- sal e pimenta-do-reino a gosto
- 100 g cream cheese ou requeijão
- 1 colher (sopa) cheiro-verde picado
- óleo para fritar
- farinha de rosca para empanar
Instruções
- Prepare o frango: Cozinhe o peito de frango em água e sal. Desfie muito bem até que fique com uma textura quase de pasta.
- Tempere o frango: Em uma tigela, misture o frango desfiado com o alho, sal, pimenta, o ovo e a farinha de rosca até formar uma massa homogênea.
- Recheio: Misture o cream cheese (ou requeijão) com o cheiro-verde.
- Montagem: Pegue uma pequena porção da "massa" de frango, faça um buraco no centro, adicione um pouco do recheio e modele no formato de coxinha.
- Empane: Passe as coxinhas na farinha de rosca.
- Frite: Aqueça o óleo e frite as coxinhas até que estejam douradas e crocantes. Escorra em papel toalha.
Dicas
- Assada, pode? Claro! Para uma versão ainda mais saudável, asse as coxinhas em forno médio (180°C) até dourarem.
- Varie no recheio: Além do cream cheese, experimente usar mozzarella, cheddar ou até misturas com azeitona ou jalapeño para um toque especial.
- Mistura mais firme: Se a massa de frango estiver muito úmida, adicione mais farinha de rosca até atingir a consistência desejada.
- Servindo: Acompanhe com molho de pimenta, ketchup ou um molho de sua preferência para mergulhar as coxinhas.
- Quantas calorias tem em uma coxinha? Uma coxinha tradicional de massa de batata possui 274 kcal, já a versão sem massa apenas 53 kcal.
Eu não conhecia até que vi em um vídeo no facebook e decidi fazer. Fiz algumas adaptações para ter uma apresentação melhor e a coxinha ser maior e o resultado ficou MA-RA-VI-LHO-SO! Quando fizer, me diz qui nos comentários o que achou.
Sou Berenice, apaixonada pela confeitaria e trabalho com isso desde os 11 anos. Ao longo dos anos, aperfeiçoei minhas técnicas e me tornei muito boa no que faço. Esse espaço online é meu caderno de receitas pessoal aberto ao mundo, onde disponibilizo tudo que sei para aqueles que buscam aprender e se deliciar com a arte da confeitaria. Seja bem-vindo ao meu doce universo!