A coxinha de frango é um verdadeiro clássico das festas e lanchonetes por todo o Brasil. Com uma casquinha crocante por fora e um recheio cremoso e saboroso por dentro, essa delícia agrada a todos os gostos. Preparar coxinhas em casa pode ser uma ótima atividade para reunir a família na cozinha. Vamos ao passo a passo dessa tentação?
Coxinha de frango
Equipamento
- Panela
- Escumadeira
- Panela Funda ou Fritadeira
Ingredientes
- 500 g peito de frango
- 2 tabletes de caldo de galinha
- 3 xícaras de água
- 2 colher (sopa) óleo
- 1 cebola picada
- 3 xícara (chá) farinha de trigo
- sal a gosto
- 2 dentes de alho picados
- cheiro-verde picado
- 200 g cream cheese ou catupiry (opcional)
- 2 ovos batidos para empanar
- farinha de rosca para empanar
- óleo para fritar
Instruções
- Cozinhar o frango: Em uma panela, cozinhe o frango com a água e os tabletes de caldo de galinha. Retire o frango, reserve o caldo e desfie o frango.
- Refogar o frango: Em outra panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho. Adicione o frango desfiado, ajuste o sal e misture o cheiro-verde. Por último, misture o cream cheese ou catupiry até formar um recheio cremoso. Reserve.
- Fazer a massa: No caldo de cozimento do frango reservado, leve ao fogo até ferver. Adicione a farinha de trigo de uma só vez, mexendo vigorosamente até formar uma massa lisa que desgrude da panela.
- Modelar as coxinhas: Com a massa ainda morna, pegue uma pequena porção, abra na mão, coloque uma colher do recheio no centro e modele no formato de coxinha.
- Empanar: Passe as coxinhas primeiro nos ovos batidos e depois na farinha de rosca.
- Fritar: Aqueça o óleo e frite as coxinhas até dourarem. Escorra em papel absorvente.
Dicas
- Depois de cozinhar o frango, adicione uma colher de manteiga ao caldo antes de colocar a farinha
- Além de frita, a coxinha pode ser assada no forno ou airfryer.
- Experimente rechear com pedacinhos de bacon ao frango, catupiri
- É excelente com molhos como ketchup (de boa qualidade) e mostarda escura.
O rei dos salgadinhos de comida de rua, não tem muito o que falar da coxinha de frango. Sabor inigualável, textura crocante por fora e macia por dentro, mais clássico que Brazil x Argentina. Essa receita é a versão mais tradicional da coxinha. Depois que fizer, diz aí nos comenários.
Sou Berenice, apaixonada pela confeitaria e trabalho com isso desde os 11 anos. Ao longo dos anos, aperfeiçoei minhas técnicas e me tornei muito boa no que faço. Esse espaço online é meu caderno de receitas pessoal aberto ao mundo, onde disponibilizo tudo que sei para aqueles que buscam aprender e se deliciar com a arte da confeitaria. Seja bem-vindo ao meu doce universo!