Essa calda é feita pelo método molhado. Caso você não se de muito bem com esse método, pode tentar a calda de caramelo base feita pelo método seco, clicando aqui .
- Rendimento:—
Rendimento: 1 xícara (chá) / 240mL
Tempo de preparo: rápido
Validade: 3 semanas em geladeira - Dificuldade: II
Ingredientes
1 xícara (chá) / 200g açúcar refinado
3 colheres (sopa) + 1 colher (chá) / 50mL água
1/4 xícara (chá) + ½ colher (sopa) / 60g manteiga
1/3 xícara (chá) / 80mL creme de leite fresco
Modo de preparo
- Em uma panela coloque o açúcar e a água, misture delicadamente, evitando que o açúcar fique retido nas laterais da panela, leve ao fogo médio até caramelizar. (caso a calda comece a queimar nas bordas, utilize um pincel molhado ou então, faça círculos com a panela no ar para homogeneizar a cocção).
- Quando o caramelo estiver com uma cor dourada, junte o creme de leite aos poucos, mexendo a cada adição.
- Após todo o creme incorporado, adicione a manteiga gelada, misture e desligue o fogo.
- Coloque em um recipiente e aguarde esfriar para servir ou guardar na geladeira.
Caramelo toffee – calda – Método seco x método molhado/úmido
A receita de caramelo toffee é extremamente fácil de preparar e pode ser utilizada como complemento perfeito para sorvetes, bolos, tortas doces e outras sobremesas, utilizando o método seco para produzir o caramelo, é possível evitar que o açúcar fique grumoso e sem dissolver, a diferença entre os métodos seco e molhado/úmido é bastante evidente no resultado final do caramelo, sendo que o último é mais indicado para sobremesas como bolo de banana caramelada, pudim e outras que permaneceram de uma calda menos espessa e que solte com facilidade da fôrma.
O método molhado/úmido pode ser mais trabalhoso e demorado, e é importante tomar alguns cuidados para evitar a cristalização do açúcar, dissolver os grãos de açúcar na água fora do fogo, com cuidado para não deixar cristais na lateral da panela, pode ajudar a evitar a cristalização, durante a fervura, é recomendado usar um pincel molhado para retirar os cristais que se formam na lateral da panela, misturar a calda com utensílios não é recomendado, mas se for necessário, é possível girar a panela com as mãos, é importante lembrar que fazer caramelo requer atenção e cuidado, e mexer durante o processo não é aconselhável. é possível escolher entre fogo alto ou baixo, mas é importante estar presente durante todo o processo para evitar queimar ou cristalizar o açúcar.
Sou Berenice, apaixonada pela confeitaria e trabalho com isso desde os 11 anos. Ao longo dos anos, aperfeiçoei minhas técnicas e me tornei muito boa no que faço. Esse espaço online é meu caderno de receitas pessoal aberto ao mundo, onde disponibilizo tudo que sei para aqueles que buscam aprender e se deliciar com a arte da confeitaria. Seja bem-vindo ao meu doce universo!