A gente está mais do que acostumado a frequentar o pomar (ou a feira, ou supermercado) para fazer bolos com frutas. Mas e vegetais? Toda vez que falo do bolo de chocolate com abobrinha as pessoas torcem o nariz e acham um pouco estranho.

legumes

Se a gente parar para pensar existem vários bolos clássicos feitos com vegetais. Pense no nosso bolo de cenoura, fofinho e com aquela calda delícia de chocolate. Ou no carrot cake americano, onde a cenoura vai ralada (e não batida como no nosso), com várias especiarias e uma cobertura de cream cheese que casa muito bem com doces. Outro clássico é o bolo de chocolate com beterraba. De textura um pouco mais densa, esse bolo tem um vídeo lindíssimo que virou um clássico entre os youtubers de confeitaria (e você pode assisti-lo aqui). Quer outro exemplo? Abóbora. Se algum dia você visitar os EUA no outono e na época do Dia de Ação de Graças você vai encontrar bolos, tortas, muffins e uma infinidade de doces feitas com esse vegetal. Adicione canela e nozes (de preferência pecãs) e você vai entender porque ela é tão popular. E a lista não para por aqui. Milho, batata-doce, mandioca…

A verdade é que os vegetais adicionam textura e umidade às massas e permitem reduzir a quantidade de gordura dos nossos bolos. Além de aumentar a quantidade de fibras e vitaminas. O único cuidado é com as medidas. Uma quantidade maior do que o necessário deixa a massa densa e pesada (o nosso famoso “embatumado”) – o ideal é medir a quantidade em xícaras ou peso, pois a cenoura média para mim pode ser pequena para você, ou grande para sua vizinha, e por isso muitas vezes nossos bolos de vegetais saem tão diferentes de uma fornada para outra…

Quer maneira mais saudável de se fazer confeitaria? Então não pense duas vezes e comece a se aventurar pelo mundo doce da hortinha!

Comments

comments

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *