Sempre que as pessoas perguntam meu doce favorito eu respondo: qualquer doce que tenha banana (e se vier acompanhado de doce de leite, melhor ainda!). Sei que seria muito mais fácil responder banoffee pie, uma torta inglesa deliciosa e de dar água na boca, feita de banana com caramelo e creme. É até difícil imaginar que um doce com tanto ziriguidum brasileiro é inglês, mas eu agradeço imensamente aos autores dessa maravilha, Nigel Mackenzie e Ian Dowding, dono e chef do The Hungry Monk Restaurant em Jevington, East Sussex, Inglaterra. Tenho certeza que foram guiados por uma força divina para criarem esse torta!!!

Por isso a semana está dedicada ao meu doce favorito… ah, me esbaldei de comer!!!

Baseada na banoffee pie inglesa criei três receitas divinas e com graus de dificuldades distintos. A primeira é um entremet, que fora o nome complicadinho, nada mais é do que um bolo cheio de camadas com texturas diferentes. Algumas pessoas olham entremets com olhos de desdém pois sim, é preciso bastante gelatina para que ele fique com um visual deslumbrante, contrastando cores e camadas montadas com perfeição. Mas um entremet bem feito e degustado na temperatura correta é cremoso, com camadas de sabores distintos que se complementam e criam uma explosão de sabor na boca! E pode até parecer trabalhoso fazer um doce com tantas camadas, mas no fim você vai ver que é muito mais simples do que parece, e o resultado vale a pena!

IMG_6113

Depois seguimos com um bolo naked – porque não basta ser de banana e de doce de leite, tem que mostrar a essência de cara! E posso falar? Esse bolo é demais de bom! A massa é úmida, adocicada, saborosíssima e muito, mas muito fofinha! Tenho certeza que quem gosta de banana vai amar!

IMG_5790-2

Por fim a receita de uma banoffee pie de comer ajoelhado! Juro! Essa receita eu já fiz no programa A Confeitaria, no antigo canal Bem Simples – mas com algumas modificações. No programa usei cream chesse, aqui mudei para o mascarpone e ainda substitui o chocolate amargo da camadinha de ganache que protege a massa por um chocolate de caramelo. Quer delícia maior? Nem sei se é possível. Pois para mim, o nível de perfeição sempre será juntar banana com caramelo, e nada mais!

IMG_5504

Espero que aproveite a semana e já sabe, qualquer dúvida basta me enviar um email ou deixar seu recadinho nos comentários!!! Boa semana e sim, nós temos bananas! Yes!!!!

Comments

comments

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *