Plantas Comestíveis não convencionais (PANCs), do Instituto Plantarum

Um livro que não pode faltar na estante de um bom pesquisador e principalmente de quem visa defender e difundir a biodiversidade brasileira, é o Plantas Comestíveis não convencionais (PANCs), do Instituto Plantarum.

Como o tema da semana envolveu decorações de bolos com flores (para saber mais, clique aqui), nada melhor do que indicar uma fonte de pesquisa para ajuda-los no aprimoramento de suas decorações e dar mais certeza e tranquilidade no momento de escolher uma flor.

IMG_6984Esse livro inédito é o resultado de 10 anos de trabalhos dos maiores estudiosos de plantas do Brasil: Valdely Kinupp e Harri Lorenzi. Apresenta mais de 300 plantas nativas e exóticas, consumidas no passado ou em alguma região do país e do mundo, além de informações sobre o uso geral e culinário dessas plantas, seguido de receitas ilustradas com os pratos sugeridos.

Os próprios autores já fazem o convite: “Esperamos que essa obra seja o grande ponto de partida e estímulo. Ousem experimentar pratos novos. Jamais deixem de comprar uma fruta, uma castanha, uma hortaliça folhosa ou tuberosa que você nunca tenha visto ou não tenha provado antes. Leve esse livro e mostre as espécies que gostaria de comprar para seu feirante de confiança, muitas vezes ele pode tê-las em seu sítio, na horta, no pomar ou na roça. “

Depois disso, não é preciso dizer mais nada! A obra chega em boa hora: a gastronomia brasileira está na crista da onda, os orgânicos em voga, a sustentabilidade é o assunto mais comentado e nós, em nossos jardins, temos alimentos ricos e desconhecidos que podem nos alimentar e enriquecer nosso paladar. Por isso, não deixe de ter o livro Plantas comestíveis não convencionais em sua estante!

Boa leitura!!!

Comments

comments

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *