1

fotos: epicetoo.fr

 

Pimenta-longa (também conhecida por pimenta longa de Java, indiana ou indonésia) é uma especiaria indiana de formato alongado, sabor doce e delicado, porém picante (dependendo da variação) com notas de canela e alcaçuz.

Nativa da ilha de Java, na Indonésia, onde ela cresce em estado selvagem, no sopé do Himalaia, apareceu na Europa antes da pimenta preta e caiu em desuso, tornando-se um ingrediente raro. Atualmente os chefs tem resgatado o uso da especiaria.

Utilizada tradicionalmente nos picles indianos, misturas de especiarias na África do norte e no emalaia indonésio, é conhecida como pippali na medicina ayurvédica. Uma poderosa erva Rasayana que aumenta a longevidade.

As pimentas são colhidas antes da maturação completa, secas ao sol e então embaladas.

Existem pelo menos dois tipos de pimenta longa – a indiana (Piper longum ) mais apimentada e a javanesa ( Piper retrofracum), mais aromática. Devido ao seu formato, não pode ser moída como a pimenta em grãos, logo, para utilização a pimenta deve ser picada e então triturada num pilão ou triturador de temperos até ser transformada em pó. Pode ser utilizada inteira em cocções de molhos ou picada, suportando cocções longas, ao contrário de algumas pimentas que só devem ser adicionadas ao final da cocção.

A pimenta longa dá um sabor adocicado às preparações se utilizada inteira, mas sua pungência se desenvolve mais quando triturada ou em pó. Ela é adequada para uso em cozinha quente – em guisados e sopas de vegetais, em especial a de tomate – e também na confeitaria.

Todas as carnes combinam muito bem com a pimenta longa, mas faz um combinação perfeita com o cordeiro. Também vai muito bem com queijos frescos, como o de cabra, frutas, sejam elas frescas ou em compota – dando uma importante contribuição de sabor em tortas de frutas; perfuma delicadamente chantilly e fica um arraso em bolos de chocolate.

Se mantida em embalagem bem fechada, em ambiente seco e escuro, a pimenta se conserva bem por muitos anos.

Comments

comments

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *