Um bolo bundt é qualquer bolo assado em uma forma de formato bundt (não existe receita especifica de bundt), criada por H. David Dalquist e seu irmão Mark S. Dalquist na década de 40, após um pedido de Rose Joshua e Annie Schanfield, para que os irmãos produzissem uma versão moderna das formas de Gugelhupf (kugelhopf).

IMG_9311As fôrmas foram popularizadas entre os anos 50 e 60 após a empresa norte americana Nordic Ware registrar o nome bundt e produzir as formas em alumínio fundido. As socialites americanas chamavam as fôrmas do Sr. Dalquist the “bund pans” pois a palavra bund em alemão faz referência à reunir pessoas; o que foi feito foi adicionar o t ao final da palavra (em alemão o d se pronuncia t, o que levou à eleição da vogal) e assim surgir o nome das fôrmas mais vendidas no mundo inteiro! Além disso, a palavra também era utilizada para descrever bolos, como no livro Jewish-American cookbooks, no século 20. E outro uso para a palavra “bundte” aparece em uma receita em 1901.

Outros acreditam que a etmologia da palavra provém do Bundkuchen alemão (que é assim chamado por estar sempre presente em festas e reuniões), formado pelas palavras Kuchen (bolo) e Bund. Outros dizem que bund significa em inglês “bunch” ou “bundle”, referindo-se à maneira com que a massa é agrupada em torno do centro da fôrma. Outros ainda sugerem que bundt descreve a aparência dada ao bolo pelo formato da fôrma, como um maço de trigo amarrado…

Mas nem sempre as fôrmas bundt foram conhecidas e desejadas, por muitos anos a empresa Nordic Ware vendeu pouquíssimas peças e até pensou em parar de vende-las. Até que em 1966, uma texana ganhou o segundo lugar no concurso de culinária de Pillsbury com seu Tunnel of Fudge Cake feito em uma fôrma bundt. E foi questão de pouquíssimo tempo para que donas de casa, boleiras, confeiteiras por todo Estados Unidos passassem a desejar a fôrma de David Dalquist.

Hoje mais de 1 milhão de fôrmas são vendidas por ano pela empresa do engenheiro químico (já falecido) que serviu a marinha durante a II Guerra Mundial, e ganhou até data de comemoração para marcar os 60 anos de vida. Portanto anote na agenda, todo 15 de novembro é dia nacional do bundt cake!

Referências 

BISHOV, Bertha ; LONDON, Anne. The Complete American-Jewish Cookbook. Harpercollins, 1989.

DOWELL, Sharon. The Oklahoman. Bundt pan fans; Fluted cakes popular for six decades. Disponível em: < http://newsok.com/bundt-pan-fansbrfluted-cakes-popular-for-six-decades/article/2944465>. Acesso em 08 de janeiro, 2015.

The Washington Post. Bundt Pan Creator H. David Dalquist, 86. Disponível em: < http://www.washingtonpost.com/wp-dyn/articles/A51960-2005Jan5.html>. Acesso em 08 de janeiro, 2015.

The Washington Post. Who Brought the Bundt Cake? Disponível em: < http://www.washingtonpost.com/wp-dyn/articles/A27813-2005Jan21.html>. Acesso em 08 de janeiro, 2015.

Nordic Ware. Disponível em: < https://www.nordicware.com/pressroom/view/2011-07-29-6#.VLD_nOk5A6Y>. Acesso em 09 de janeiro, 2015.

fotos: Joyce Galvão

Comments

comments

2 Comments

  1. Ana Valle

    Essas formas são lindas. Dão vida ao bolo. Parabéns pelo artigo.

    Reply
    1. Joyce Galvão (Post author)

      Obrigada Ana!
      beijos

      Reply

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *