Durante uma semana o caramelo foi o protagonista no Essência, com ele outros ingredientes ajudaram a realçar seu sabor, como é o caso da flor de sal, um ingrediente nobre utilizado nas melhores cozinhas do mundo.

Para quem não conhece, a flor de sal é o sal mais puro que obtemos através de um processo manual de recolhimento. Ela é formada nas primeiras camadas das salinas de acordo com as condições climáticas de cada região em que é produzida, ou seja, para que se forme, é necessário muito Sol e ventos constantes.

Seu custo é elevado – até 50 vezes mais cara que o sal comum – afinal a cada 80Kg de sal marinho recolhido apenas 1Kg é flor de sal!!! Por isso seu uso é limitado a finalização de pratos e doces, como no caso da nossa receita de arroz doce com caramelo e flor de sal.

IMG_5292

Diferentemente do sal comum, esse que utilizamos no dia a dia, a flor de sal não é agressiva ao paladar, justamente por não possuir aditivos e não passar pelo processo de refinamento. Seus delicados cristais se dissolvem na boca e podem sim parecer mais salgados que o sal comum, já que se trata de um sal muito puro.

Você pode encontrar uma gama de sais em supermercados especiais, como a Casa Santa Luzia em São Paulo, e deve notar que cada sal tem sua personalidade, já que cada mar possui uma composição biológica e mineral específica.

Além do casamento certeiro com o caramelo, a flor de sal faz um par perfeito com chocolate amargo. A dica é utilizar em mousses e para finalizar bombons de chocolate. Eu garanto, você vai se surpreender!

Arroz doce com caramelo e flor de sal

Comments

comments

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *