Todo mundo sabe – ou deveria saber – que dia 08 de março é dia internacional das mulheres e, longe de ser uma data comercial, é uma data que marca a luta das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho.

IMG_8622

Mas a ideia de celebrar um dia especial para as mulheres já havia surgido nos Estados Unidos e Europa no início do século XX, por conta de dois fatos históricos: a manifestação das operárias do setor têxtil nova-iorquino, em 8 de março de 1857 e o incêndio de uma fábrica têxtil na mesma data e na mesma cidade.  Coincidência?

Hoje em dia a data perdeu seu sentido original e se tornou comercial, mesmo que em 1975 tenha sido o Ano Internacional da Mulher pela ONU e, que as Nações Unidas tenha adotado a data de 8 de março (em 1977) como o Dia Internacional da Mulher para lembrar todas as nossas conquistas sociais, políticas e econômicas.

Por isso, essa semana o Essência está feminino sim, mas cheio de poder e força! Girl power, baby! As receitas selecionadas vão nos ajudar a reunir as amigas para estreitar os laços, jogar conversa fora, gargalhar e usar um pouquinho do nosso limitado tempo a algo que deveríamos cuidar com um pouco mais de carinho: a amizade.

Nesse espírito de dar as mãos e lutar por melhores condições de trabalho, de vida, de direitos e de espaço, e pensar em tudo que outras mulheres já conquistaram por nós, vamos nos reunir em uma mesa repleta de delícias, esquecer do regime, das obrigações de esposa-mãe-filha-empresária-dona de casa-que lava-passa-cozinha-e ainda anda de salto alto e batom nos lábios, e nos deliciar!

IMG_0824

 Ainda que hoje possamos usar calça comprida, ter cargos melhores nas empresas e voz ativa na política nosso espaço é limitado pela ignorância de muitos (alô Bolsonaro…), e por essa razão, nossa luta continua. Sirva um chá floral com scones delicados, que desmancham na boca, talvez um café com uns grãozinhos de cardamomo para acompanhar delicadas madeleines, recém saídas do forno, ou esqueça qualquer bebida e se jogue em garfadas de puro deleite em uma tortinha mousse de mixirica, que explode em sabor!

A louça? Que louça! Hoje meu bem, é dia internacional das mulheres – que seja a semana, abuse! – e ao invés de uma rosa, faça com que o homem da sua vida demonstre o quanto é compassível com a data, e peça para ele lavar a louça para você! Tem até trilha sonora para dar uma ajudinha nesse momento! 😉

Comments

comments

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *