Simone Izumi: a arquiteta que virou chocolate

IMG_7871

A arquiteta que virou chocolate. É assim que me lembro de conhecer a Simone e seu blog Chocolatria.

Ao certo não sei dizer quando nos cruzamos e em que momento estávamos nós duas, depois de muitos “marca, desmarca, agora vai, não calma… pode ser outro dia?” sentadas em uma confeitaria em São Paulo, degustando bolos, doces e claro, cafezinho, trocando experiências e contando mil histórias.

Acho que são encontros que a vida nos presenteia e por essa razão não conseguimos lembrar com tanta exatidão o momento real em que tudo acontece. Mas o que importa é que a Simone é uma baita profissional, de dar orgulho mesmo!

Em 10 anos (ou um pouco mais…) batalhando pesado ela finalmente abriu seu espaço para receber amigos, clientes e aficionados por chocolate para mostrar a todos os interessados a delicadeza, precisão e criatividade de seu trabalho.

É uma profissional, uma super empresária, mãezona e especialmente um ser humano para se inspirar. Não é à toa que ela está aqui no Açúcar com afeto especial do mês do chocolate!

Com vocês, a diva do chocolate: Simone Izumi!

 IMG_7813

Oi Si! Primeiro, conta um pouquinho sobre você. Quem é, como descobriu chocolate e o que a motivou a seguir nesse caminho feito de açúcar!
Saudações! O meu nome é Simone Izumi e tenho 37 anos de idade. Sou sócia-proprietária da Divas Chocolates Especiais, representada comercialmente pelo nome “Chocolatria”, professora, autora do blog Chocolatria e do livro “Loucuras de Chocolate“, publicado em 2013.
Há 12 anos, troquei a minha profissão de formação (arquitetura e urbanismo) para me dedicar à doce carreira de chocolatier. Uma doce vida, mas nada mole! Costumo dizer que no começo, comi o chocolate que o diabo queimou, pois aprendi a trabalhar com o bendito a duras penas, já que não tinha recursos para investir em cursos ou uma segunda faculdade de gastronomia.

Durante este periodo, trabalhava como secretária em um escritório, gerenciava obras no interior e nos finais de semana confeccionava trufas na edícula da casa de minha mãe, que eram comercializadas no restaurante de uma querida tia. Desta forma, conseguia gerar uma renda, onde parte dela era direcionada para a compra de livros de confeitaria e chocolateria. Devo toda a minha base de aprendizado aos livros estrangeiros técnicos de chocolateria, aos erros e acertos, aos infinitos testes de produção, à minha família que serviu de cobaia e como fonte de inspiração e incentivo.

A somatória do meu background: das madrugadas adentro pensando em estratégias empolgantes de negócio a fracassos desmotivadores, dos clientes que acreditam no meu trabalho àqueles que caçoaram no passado, das primeiras postagens amadoras no blog a publicação do meu livro, das primeiras aulas dadas em um espaço terceirizado a inauguração do meu próprio espaço de aula, da falta de recursos no início a conquistas celebradas a cada dia, me fizeram uma pessoa extremamente realista, proativa e ousada.

Chocolatria é a antiga Divas chocolates, certo? Quando ela foi criada? E qual era seu principal objetivo com a empresa?
Divas Chocolates e Confeitaria Ltda é a razão social de minha empresa, fundada em 2004. No entanto, com o sucesso do blog, o nome Chocolatria começou a ficar mais forte e mais ligado à minha pessoa. Somente no ano passado porém, com a inauguração do espaço, resolvi colocar este nome à frente do meu negócio. Dentro do Chocolatria, temos alguns braços que funcionam em paralelo: a produção, as aulas, a loja e a partir deste ano, teremos uma loja virtual de produtos de confeitaria.

IMG_7646

Você encontrou alguma dificuldade durante sua carreira, seja no início, seja agora? Eu sei que no meio do processo você teve a Divinha e o Divinho… como foi manejar tantas coisas e seguir no seu sonho profissional?
Sim, neste meio tempo, tive dois filhos, que carinhosamente foram apelidados de Divinha e Divinho, pelos leitores do blog. As vezes eu me sinto como uma malabarista que equilibra vários pratinhos de louça em cima de finas varetas. Como todo mundo, tenho as minhas fragilidades e tenho medo que algum pratinho caia e se espatife no chão. Mas quer saber? A vida de empresário envolve muito stress, riscos e ninguém está livre de instabilidade financeira. Porém, mais importante do que cair um prato é focar no seu equilíbrio emocional para continuar em frente e não deixar os demais caírem. Menos drama. Mais rock´n roll.

Quais são os profissionais que mais inspiram seu trabalho?
Pessoas que me inspiram no trabalho: meus pais e pessoas com histórias de vida e de superação que arrepiam os pelinhos do braço. Não, não são chocolatiers, tampouco confeiteiros.

IMG_7755

Você acha que é possível qualquer confeiteiro se dedicar ao chocolate, ou esse medo que as pessoas tem de trabalhar com chocolate é pura falta de intimidade com o doce?
Qualquer um pode cozinhar. Qualquer um pode chocolatear. Não é talento e sim pura prática e determinação. O trabalho com chocolate é metódico e a partir das técnicas passadas, se praticadas você chegará a perfeição. Acredito que mais do que saber trabalhar com chocolate é ter bom gosto e criatividade. Assim você criará a sua própria identidade.

Você abriu uma escola no seu espaço para ensinar outras pessoas a lidar melhor com o chocolate. Conta um pouquinho como funciona o curso e se é necessário ter algum conhecimento prévio para poder estudar com você.
Tenho 3 módulos de chocolateria. O pré-requisito para frequentar o 2 ou o 3 é o módulo 1, independente se a pessoa já trabalha com chocolates, estudou na Le Cordon Bleu ou nunca fritou um ovo na vida. As aulas são práticas, artesanais, porém com um embasamento teórico forte, a ponto de deixar as pessoas com dor de cabeça, mas felizes por estarem compreendendo a natureza do chocolate. Como um laboratório de chocolates, fazemos um trabalho metódico, amostragens e crio problemáticas rotineiras do chocolate para o aluno saber como corrigir e ter um bom resultado em casa. Em agosto, inaugurarei o módulo 4.

IMG_7781

Você fez muitos cursos para trabalhar com chocolate ou isso veio de maneira natural?
A minha metodologia foi toda recebida pelos mestres chocolatiers estrangeiros, que passaram o seu conhecimento através dos livros. Certamente treinei, estudei e matutei muito até ser algo natural. Agora anualmente frequento uma aula aqui e acolá para reciclagem e aprendizado de coisas novas. Geralmente prefiro estudar fora, pois alio aprendizado e viagem, coisa que me dá alegria de viver!

IMG_7763

Qual sua opinião sobre o mercado de chocolate no Brasil?
O mercado de chocolate é muito bom e crescente. Certamente, sempre existirá chocolates de diversas qualidades para atender todas as classes sociais. No entanto, é visível que as pessoas estão cada vez mais exigentes, o que é fantástico e animador.

Alguma dica para quem está começando?
Seja um bom ser humano. Não fofoque. Foco no seu trabalho e não alheio. Muita inspiração. Seja proativo. Se obedecer essas cinco regrinhas, tenho certeza que você irá longe. Seja no chocolate ou em qualquer atividade profissional.
Um grande abraço,
Simone

IMG_7891

Si, obrigada pela entrevista! Desejo muito mais sucesso e quem quiser te encontrar pela internet e redes sociais, quais seus contatos?
Joy, muito obrigada pela oportunidade!
Seguem os dados:

IMG_7870

Espaço Chocolatria
Av. Miruna, 892
Planalto Paulista – São Paulo
Tel:(11) 5049-3315

Site: www.chocolatria.com
Instagram: chocolatria_

IMG_7868

A loja Chocolatria fica aberta ao público (acompanhe o instagram para dias e horários). Você pode ir fazer suas compras ou, se não aguentar, degustar algo por lá mesmo com delicados cafés, Maya shot e muito mais!

entrevista e fotos: Essência Studio

Comments

comments

6 Comments

  1. Mayara Beraldo

    Faz tempo que ouvi um burburinho sobre sair essa entrevista com a Si aqui nesse site tão querido! Só coisa querida, gente querida! Si minha professora real e Joy minha professora virtual! Eu sinto orgulho pelo sucesso de vcs!!!

    Reply
  2. Luciana Belli

    Trabalho maravilhoso. Sou sua fã.

    Reply
  3. Tati Candeias

    Joy e Si! queridas ! estas coisas realmente me emocionam! que lindas!
    obrigada por lindos ensinamentos cada dia aprendo mais com vocês! Vocês são um exemplo de gentileza, fraternidade e puro amor com muito açúcar!
    um bjo no coração de cada uma

    Reply
    1. Joyce Galvão (Post author)

      🙂 beijo Tati! Obrigada pelas doces palavras!!!

      Reply
  4. Simone Izumi

    Querida J,
    muito obrigada pelo tempo gasto e pelo carinho em produzir esta matéria tão doce, que certamente guardarei dentro do meu coração. Um grande beijo, Si

    Reply
    1. Joyce Galvão (Post author)

      Si, minha admiração e carinho são para você!

      beijo beijo!!!!

      Reply

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *