A energia fascinante da Kolibrier

Eu sou uma pessoa privilegiada. É exatamente assim que me sinto quando encontro artistas de alma leve, gestos simples e talento de sobra. Artistas que conseguem exprimir sua essência com muita autenticidade e – o que mais me comove – com muito amor.

O Zé – como eu tenho me permitido chama-lo, depois de conversas longas regadas a deliciosas xícaras de café – é um artista incrível, de uma simpatia ímpar e uma simplicidade que faz com que você se encante facilmente por ele. Não é à toa que possui um dom especial, capaz de produzir peças em madeira tão incríveis requisitadas por chefs em todo o Brasil: Eataly, Brace e A Queijaria em São Paulo, Le Marché empório em Trancoso,  Benitez no Rio de Janeiro, Ernesto cafés em Brasília, e muitos outros!

O meu desejo quando encontro um artista assim, dotado de muito talento e carinho de sobra pelo que faz – é sucesso, o maior que possa existir! E foi com esse sentimento que criei a seção É coisa nossa – para valorizar os nossos artistas, que são incríveis, exatamente como o José Augusto, o arquiteto por trás da Kolibrier!

 

selo

 

José Augusto, Zé. Como as pessoas te chamam normalmente?

Meus amigos e as pessoas mais próximas me chamam de Zé. No trabalho, a maioria das pessoas me chamam de José Augusto.

Você é arquiteto com uma paixão explicita por madeira. De onde surgiu isso? E como você começou a trabalhar com as tábuas?

Esse gosto por trabalhos manuais, especialmente com madeira, sempre fizeram parte da minha vida. Desde criança sempre fui curioso em saber como as coisas funcionavam, gostava de modificar e consertar objetos. Quando tinha 14 anos meu pai me presenteou com um kit de aeromodelismo para montar. Esse contato com o aeromodelismo foi muito importante, porque foi onde conheci muitas técnicas da trabalho em madeira que as aplico até hoje.

Comecei a trabalhar com tábuas a partir da necessidade pessoal de ter uma peça para cortar pães, queijos e etc. Lembro que na ocasião procurei alguns modelos disponíveis no mercado, mas não fiquei satisfeito com nada e daí resolvi eu mesmo fabricar minha tábua. Pesquisei quais seriam as melhores madeiras, para este tipo de uso, e quais produtos poderiam ser utilizados para tratar e dar acabamento na madeira. Após todo este processo de pesquisa comprei o material necessário e fiz minha primeira peça. O resultado foi muito empolgante e comecei a presentear amigos que através da divulgação deles meu trabalho foi se propagando.

O que você acha mais fascinante no seu trabalho?

A criação. Digo com muita convicção que o sentimento que tenho desenvolvendo uma peça em madeira é o mesmo sentimento que tenho quando desenvolvo uma edificação!

Como você definiria suas criações? Elas surgem da sua cabeça, elas acompanham a demanda dos seus clientes, elas seguem um estilo que você gosta?

Geralmente as formas surgem da minha cabeça pensando sempre na funcionalidade da peça. Também conto com a colaboração da minha mulher, que também é arquiteta, e do meu pai, que é meu companheiro na hora de fabricar as peças. Meus clientes também tem um grande papel na hora do desenvolvimento de peças exclusivas. Sempre tento me aproximar deles e fazer com que eles participem do processo criativo das peças.

IMG_9802

A oficina Kolibrier, clique aqui para entrar!

A oficina Kolibrier

Quais são suas preocupações com suas peças? Manutenção, lavagem, uso….

Minha preocupação começa na escolha da madeira. Todas as peças, antes de serem tratadas, passam por um processo de esterilização com uma solução anti-bactericida e anti-fungicida, natural e atóxica. Técnica que aprendi com um grande amigo que morou por muitos anos no Japão.

Após a etapa de esterilização as peças são tratadas com óleo especial para madeiras que entrarão em contato com alimentos e por fim tratadas com cera natural de abelhas.

A manutenção é muito simples. Como a cera de abelhas cria uma película protetora na madeira e nada se adere a ela, um pano levemente umedecido já é o suficiente para limpar a peça. Caso seja necessário lavar a peça, pode-se usar água corrente, sabão neutro e secar bem a peça, nunca guarda-la úmida!

Qual o tipo de público que você atende hoje em dia?

Meu público é variado Hoje desenvolvo produtos para cantinas, casas de queijos e produtos artesanais, empórios, chefs de cozinha e também consumidores finas. Também já desenvolvi trabalhos com designers, outros arquitetos e ilustradores.

Hoje em dia as tábuas de madeira ocupam um novo lugar à mesa. Ao invés de se esconderem na cozinha elas protagonizam serviços cheios de charme. Você leva isso em consideração no momento de criar o design dos seus produtos?
Sim, totalmente.

Eu sei que você não faz somente tábuas. Aqui para o Essência você desenvolveu uma série de produtos que as pessoas vão conhecer ao longo da semana com as receitas criadas com exclusividade para a Kolibrier. Pode contar mais um pouquinho sobre outras peças que você produz?

Minha maior demanda de trabalho são as tábuas, mas estou sendo procurado para também desenvolver outros tipos de produtos. Gosto de experimentar coisas novas. Isto para mim é inspirador.

IMG_9635

As tábuas em madeira da Kolibrier, clique aqui para conhecer mais.

Por que Kolibrier?

O nome foi ideia do meu pai, José Osvaldo Giancoli. Em uma ocasião ele me disse que precisaríamos criar um nome, uma identidade para estes trabalhos, e foi quando ele chegou com este nome Kolibrier. Derivativo de kolibri – “beija-flor” – por ser uma pássaro diferenciado, cheio de energia e que traduz um pouco o que é nosso trabalho.

Agora responda rapidinho, com a primeira frase ou palavra que surgir na sua mente!

Uma lembrança: toda minha infância

Um sabor: chocolate

Um doce favorito: bomba de chocolate

Confira a receita de profiteroles de chocolate 

A Kolibrier é: uma empresa familiar que está realizando um sonho de uma pessoa e contribuindo diretamente com outras.

O José Augusto é: uma pessoa simples, dedicada, cheia de vontades e sonhos.

Zé, obrigada pela entrevista! Deixe seus contatos para quem quiser conhecer mais sobre seu trabalho! 

Kolibrier

instagram: @kolibrier

facebook: /kolibrier

telefone: (11) 9.96625-2551

email: jagiancoli@hotmail.com

2

Confira algumas das produções do Essência com as peças da Kolibrier:

Pé de moleque

Bolo de banana caramelada

Mufffin de maçã

Pão de figo

Floresta Negra clássico

Comments

comments

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *