Christian Escribà e Pat Schmidt: para abalar a confeitaria

Um casal que se equilibra em doses de amor e humor com pitadas constantes de açúcar. Ele, de sangue catalão, com uma mente atrevida, e ela, com a doçura colorida e cheia de ziriguidum presente no seu sangue brasileiro.
Christian Escribà e Patricia Schmidt se conheceram em um evento de gastronomia no Brasil e nunca mais se separaram. Ela trocou a terra do tupiniquim por Barcelona, para viver ao lado da magia irreverente de um dos grandes nomes da confeitaria mundial! 
Hoje, juntos, comandam a confeitaria Escribà, fundada em 1906, já na quarta geração de confeiteiros e produzem os bolos mais surpreendentes e detalhados que eu já vi!
Ele é considerado o mago do chocolate, criou uma linha de delicadas joias de açúcar e surpreendeu Singapura com o mega evento Fantasìa! Ela com uma lista de clientes famosos no Brasil e no mundo, cria bolos estonteantes e espalha açúcar por todos os lugares por onde passa!
Com vocês, o casal doce da confeitaria catalã Escribà!

unnamed

De todas as confeitarias que conheço, hoje, a Escribà é a única que realmente trabalha com muitas linhas da confeitaria: do clássico ao moderno, o ilusionismo com as decorações de bolos projetadas com mapping e agora a delicadeza da confeitaria artística com a Patricia. Como é possível unir tantas frentes e não perder a essência?

Christian: Temos uma equipe de profissionais e especialistas em diferentes áreas da confeitaria, por isso conseguimos atender uma gama vasta de produtos.

Para nós a confeitaria se apoia em raízes baseadas na tradição. Não falo apenas de produtos, mas na maneira de levar seu negócio e entender que esse conhecimento e essa personalidade nos permitem criar constantemente novas propostas, como a necessidade e os rituais que envolvem o consumo de doces.

Hoje vocês estão conectados não só no âmbito pessoal como profissional. Uma das características mais marcantes da confeitaria Escribà é tornar qualquer bolo, em algo muito maior do que apenas um palco delicioso para se assoprar as velinhas. Da mesma maneira o trabalho que a Patricia desenvolve, concretiza o desejo de se modelar qualquer pensamento em açúcar. 
Christian, como ocorreu e ocorre essa fusão do seu trabalho com o da Patrícia?

Ocorreu de maneira natural. Nós dois nos emocionamos e vivemos para nosso trabalho, temos pontos e conhecimentos diferentes, mas que unidos sabíamos que poderíamos criar bolo, ou, como preferimos chamar, momentos surpreendentes, emotivos e inesquecíveis, com um novo estilo.

10443537_605249056273259_7146012719184608673_n

Bolo de pasta ameriana decorado com pedraria de caramelo por Patricia Schmidt. foto de Carles Allende

Pat, foi fácil entrar com suas ideias, encaixa-las na filosofia da confeitaria Escribà?

Primeiro precisei compreender que a confeitaria espanhola está atrelada a festas religiosas. Como por exemplo os buñols de quaresma, as monas de pascoa e os tortells de reis. Depois, busquei encontrar nessa confeitaria super tradicional o lugar para uma confeitaria de origem anglo saxônica, mais informal, colorida e kitsch (como adoram chamar os Adrià).

Muitas obras de Escribà hoje são a mistura do nosso trabalho e reúnem esta mescla, como no bolo de encerramento do El Bulli em 2011.

A Espanha é conhecida como um país de vanguarda e Barcelona é uma cidade que respira surrealismo. Imagino que seja difícil se sentir entediado em um lugar assim. Como vocês utilizam tudo isso em suas criações e ideias?

É certo que Christian é mais surrealista e atrevido que eu, que por outro lado busco mais a técnica e a elegância. Esses quatro fatores bem unidos dão hoje o caráter de nossa confeitaria.

Pat, você tem uma experiência de pelo menos 11 anos na confeitaria brasileira e agora 5 anos na confeitaria espanhola. Você sente alguma diferença na troca de experiências entre profissionais na Europa e aqui no Brasil?

Ao contrário do que se imagina, confeiteiros (e cozinheiros também), compartilham ideias, receitas e experiências. Acredito que sempre que pensamos na esfera profissional essa troca é possível e positiva.

Mas, para falar a verdade, na Espanha ela é real, no Brasil existia um clima de ameaça, como se os 20 milhões de habitantes de São Paulo pudessem ser atendidos por um só profissional!

O europeu é mais seguro em relação ao conhecimento que tem, a qualidade do produto disponível e a mão de obra capacitada. O Brasil ainda engatinha em muitos aspectos e talvez por isso eu tenha experimentado menos esse compartilhamento de experiências.

Com certeza os sonhos de mentes tão criativas nunca cessam. Fantasìa foi um sonho concretizado recentemente e impressionou o mundo todo. O que mais o público pode aguardar da mente de vocês?

Christian: Depois de uma criação dessas dimensões e de tanto tempo investido e concentrado em um único projeto, temos a necessidade de um pouco de repouso mental para colocar em ordem novas ideias, mesmo que já estejam escritas no papel.

Agora é o momento de escolher qual nos motivará mais: um documentário ou um filme de cinema com direito até ao ticket comestível. Isso virá após a abertura de nossa primeira loja em shopping, prevista para março de 2015.

Singapura ganhou o Fantasìa, a Espanha ganhou nossa cake designer mais talentosa. Existem planos para o Brasil? 

Christian: Um dos nossos sonhos seria fazer uma ponte entre São Paulo e Barcelona, afinal, são nossas cidades do coração. Mas, como tudo que fizemos até agora foi sem pressa e sem pausa, e principalmente quando o projeto vale a pena, tudo é possível!

Agora, um bate bola rápido! Respondam a primeira palavra que surgir na cabeça!

Ser confeiteiro/a é
 Pat: MÁGICO
Christian: O MELHOR

Um sabor
Pat: ALGODÃO DOCE
Christian: MARACUJÁ

Uma lembrança
Pat: MEU PRIMEIRO MINIBOLO
Christian: MEU PAI

Escriba, Jocelyn, pai e Adria

Antoni Escribà, Jocelyne Tholoniat, Christian y Ferran Adrià en 1989 – fonte facebook @Christian Escriba

Um ingrediente
Pat: AÇÚCAR
Christian: CHOCOLATE

Uma pitada fundamental
Pat: AMOR
Christian: HUMOR

Pat por Escribà: INDISPENSÁVEL
Escribà por Pat: GENIAL

Onde encontrá-los?

Escribà

Gran Via de les Corts Catalanes, 546 / Barcelona

f: 93.454.75.35

site: www.escriba.es

facebook: Escribà Barcelona

instagram: @escribà1906 e @patschmidtcakes

Confira as receitas desenvolvidas exclusivamente para a dupla aqui, aqui e aqui.

entrevista: Essência Studio

fotos: Escribà e Patricia Schmidt

Comments

comments

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *